Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


CAMPEÕES MUNDIAIS: MÉDICOS DO CEPON VENCEM DISPUTA DO GLOBAL CARDIO-ONCOLOGY SUMMIT, EM MADRI 04.10.2023

 

Médicos do Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON), referência em oncologia e medicina paliativa no Brasil, Bianca Martins, João Pedro Dutra, David Cavalcanti Ferreira, Tatiana Monteiro e Victor Hugo Fonseca foram vencedores durante disputa no Global Cardio Oncology Summit 2023 (GCOS), realizado em Madrid, na Espanha, um evento anual promovido pela International Cardio-Oncology Society. Durante o encontro, os participantes foram separados em equipes para uma competição de conhecimentos, com questões desenvolvidas pela International Cardio-oncology Society (IC-OS).

 

"Foi uma experiência incrível! Uma 'brincadeira' para quem gosta de estudar e atuar na Cardio-Oncologia. Uma competição com várias etapas, na qual tínhamos que acertar mais questões em menos tempo. A semifinal foi ao vivo (online) contra o Royal Brompton, um importante Centro de Cardio-Oncologia de Londres. Já a final, era um jogo chamado Jeopardy, com cinco temas da cardio-onco e questões que valiam 200/400/600/800/1000 pontos, de acordo com o grau de dificuldade”, conta, com muito entusiasmo, o Cardio-Oncologista do CEPON, Dr. João Pedro Dutra. 

 

 “Tínhamos que ser rápidos e tocar um sino para responder! Nossos oponentes eram da Espanha e mesmo com a nossa incrustada sensação de diminuir nosso potencial que vem da nossa história (ah, complexo de vira-lata terrível!), vencemos com 9.000 pontos! Os dois times da Espanha juntos fizeram 7.000”, completa, com emoção. 

 

A competição se iniciou com 24 equipes de diversos países e após três etapas classificatórias, seis equipes foram para a semifinal, classificando três para a final. "Na final eram três equipes: duas da Espanha e uma do Brasil. Nós ganhamos!", conta Dra. Bianca Martins, médica Cardio-Oncologista do CEPON.

 

Na área de cardiologia oncológica no CEPON desde 2015, Dra. Bianca ressalta a importância do suporte dado aos pacientes da Instituição: “Os pacientes oncológicos, na maioria das vezes, desenvolvem outras doenças. E muitas dessas são cardiovasculares. Na fase inicial de tratamento, durante ou até mesmo após a cura, é necessário acompanhamento Cardio-Oncológico para promover assistência de qualidade ao paciente.”

 

Atualmente, doenças cardiovasculares e câncer são as principais causas de mortalidade em todo o mundo. O tratamento do câncer, em suas diversas modalidades, pode resultar em dano ao sistema cardiovascular, devido a certas toxinas presentes em medicamentos criados para o combate do câncer, causando ao paciente oncológico problemas como insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, arritmia, hipertensão e pericardites, por exemplo.

 

Os Cardio-Oncologistas do CEPON auxiliam na prevenção, identificação precoce e tratamento de eventuais complicações cardiovasculares decorrentes do câncer ou do seu tratamento. "O CEPON está à frente de muitos hospitais. O prêmio mundial mostra a nossa expertise e nosso preparo no amparo aos pacientes, levando o melhor tratamento oncológico disponível, com o menor risco cardiovascular possível,” acrescenta a Dra. Bianca.

 

Para o Dr. João Pedro, o evento internacional representa o ponto alto de uma dedicação para a Cardio-Oncologia nos últimos cinco anos. “Nos faz perceber também que a cardio-oncologia do CEPON e do Brasil está muito bem representada em termos de conhecimento, dentro da comunidade internacional de Cardio-Oncologia.”



Michelle Valle
Jornalista CEPON

Veja também