Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


CEPON É O PRIMEIRO HOSPITAL DO SUS EM SANTA CATARINA COM TORRE DE VÍDEO EM 4K PARA CIRURGIA 21.11.2023

O Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta agora com uma nova plataforma de vídeo com resolução 4K e fluorescência com Indocianina Verde (ICG) no Centro Cirúrgico. Essa tecnologia permite que o cirurgião visualize a circulação, aumentando a segurança dos procedimentos garantindo mais confiança na tomada de decisões cirúrgicas. Este é o primeiro equipamento deste modelo instalado em hospital 100% SUS no Estado.

 

“Nosso objetivo é buscar as mais recentes atualizações tecnológicas na área da cirurgia, o que permite melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento mais qualificado para os pacientes”, afirma o presidente da FAHECE, Alvin Laemmel.

 

Segundo o Diretor Geral do CEPON, Marcelo Zanchet, o instrumento de ponta permitirá mais qualidade no tratamento, indo ao encontro do paciente no centro do cuidado. “Avaliar se um tecido está bem vascularizado e até avaliar a anatomia de órgãos como o fígado durante a cirurgia, localizando tumores e mapeando o sistema linfático, estão entre as situações que a torre 4K auxilia os profissionais.” acrescenta.

 

Além do novo equipamento, o Centro Cirúrgico da unidade possui ainda outras três torres de vídeo com resolução Full HD, que contribuem para a qualidade dos serviços, desde a prevenção de doenças até diagnósticos precisos e tratamentos menos invasivos. “Com equipamentos modernos, que permitem avaliar e tomar decisões seguras em cirurgias e corpo clínico capacitado, reafirmamos a nossa missão de prestar assistência de excelência a pacientes oncológicos, no âmbito do SUS, em Santa Catarina.” enfatiza a Gerente Técnica, Mary Anne Taves.

 

De acordo com o Chefe de Cirurgia Oncológica, Eduardo Zanella, a alta resolução do equipamento melhora a visualização e traz melhora nos resultados cirúrgicos. “A nova torre de vídeo permite que realizemos cirurgias delicadas e altamente complexas de maneira mais segura. Por meio dela, conseguimos avaliar a perfusão dos tecidos, a vascularização e estudar a anatomia de forma mais detalhada, localizando os tumores", afirma.

Veja também