Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


Com investimentos do Governo do Estado, CEPON inicia serviço próprio de endoscopia digestiva alta e colonoscopia para pacientes da Instituição 19.02.2024

Exames para pacientes do CEPON irão agilizar o atendimento, o diagnóstico e o tratamento de câncer

O Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON), unidade do Governo do Estado, iniciou no mês de fevereiro serviços próprios de endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Esses exames são fundamentais para a investigação, estadiamento e tratamento do câncer no aparelho digestivo. Com o investimento, o CEPON contará com mais agilidade na realização dos procedimentos, diminuindo a demanda de tempo de espera e resultando na celeridade do diagnóstico e tratamento.

Com uma demanda de 100 exames por mês, os pacientes do CEPON eram transferidos para outras unidades hospitalares do Estado para realizar esse tipo de exame. Com a aquisição de uma torre de exame para endoscopia, três aparelhos de endoscopia digestiva alta e dois aparelhos de colonoscopia.

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do CEPON junto ao Governo do Estado, destaca a importância da expansão do parque tecnológico para o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. “A FAHECE está atenta ao aumento dos casos de câncer do aparelho digestivo e um diagnóstico precoce pode aumentar significativamente as chances de cura”, afirma o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.

Para abrigar os novos serviços, o CEPON passou por adequação da estrutura, conforme ressalta o Gerente de Enfermagem do CEPON, Lucas Bordignon. “O CEPON passou por uma reestruturação física para abrigar os novos equipamentos e serviços desta especialidade, conforme as exigências dos órgãos fiscalizadores”.

O enfermeiro complementa que com a implantação do novo serviço, os pacientes passam a ter suporte para outros procedimentos com conforto e segurança. “Com o serviço de endoscopia digestiva alta e colonoscopia sendo realizados aqui dentro do CEPON, conseguimos efetuar passagem de sonda via endoscópica, dilatação esofágica e colonoscopia com tatuagem em que o médico realiza a marcação das lesões facilitando a realização e o acompanhamento, além de biópsias. Esses serviços antes eram feitos de forma terceirizada.”

 

Veja também