Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


Controle e Tratamento da Dor em Pacientes com Câncer no CEPON 23.01.2024

A dor é uma das razões mais frequentes de incapacidade e sofrimento para pacientes com câncer em progressão. Em algum momento da evolução da doença, aproximadamente 80% dos pacientes experimentarão dor.

 

No Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON)- um serviço público do Governo do Estado de Santa Catarina - referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil, os pacientes recebem cuidado integrativo, refletindo na diminuição da dor e melhora na resposta do paciente ao tratamento.

 

Administrado pela FAHECE, organização social responsável pela gestão da unidade junto à Secretaria de Estado da Saúde, o CEPON presta assistência de excelência aos pacientes oncológicos, visando colocá-los nos centros dos cuidados. Um dos diferenciais do Hospital é a possibilidade de tratamento da dor oncológica, realizado no ambulatório e por meio de bloqueios analgésicos conduzidos pela equipe de Dor do CEPON, coordenados pelo Dr. Breno J Santiago.

 

“Os pacientes contam com acesso a medicamentos específicos essenciais para um tratamento integrativo da dor, como lidocaína emplastro, pregabalina e buprenorfina, além de medicamentos de distribuição regular, como morfina, metadona e codeína em diversas apresentações. Associado a isso, os pacientes têm acesso a procedimentos analgésicos guiados por ultrassonografia e radioscopia, um diferencial oferecido pelo CEPON” afirma o Dr. Breno Santiago.

 

O CEPON é um dos Centros de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em Dor e integra estagiários na área, além de contar com uma equipe de enfermagem especializada para auxiliar no atendimento aos pacientes.

 

Veja também