Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


JULHO VERDE 08.07.2022

JULHO VERDE


O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é comemorado em 27 de julho. Neste mês, acontece a campanha Julho Verde, que tem como objetivo promover atividades de conscientização e informação para prevenir esse tipo de câncer.
O câncer mais comum na cabeça e pescoço é o de boca, sendo que, no Brasil, é o quinto câncer mais frequente entre homens, na grande maioria das vezes, acima dos sessenta anos. Essa doença, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), afeta em média 15 mil pessoas ao ano, sendo que, dessas, 6 mil vão a óbito. O principal fator é o tabagismo que, aliado com o alcoolismo, faz com seja até seis vezes maior a incidência da doença.
Quando falamos do câncer de cabeça e pescoço, consideramos alguns fatores de risco fundamentais, como o tabagismo; o consumo de bebidas alcoólicas e a junção de ambos; além da
infecção pelo papilomavírus humano (HPV), principalmente no que diz respeito às relações sexuais que atingem a pele e a mucosa bucal.
Dessa forma, podemos observar que as manifestações da doença surgem em decorrência de fatores de risco. Por isso, o cuidado com determinados hábitos contribuem com o controle e prevenção da doença. Para prevenir esses tipos de tumores, é indicado:


• Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
• Usar preservativo durante o ato sexual;
• Tomar a vacina contra o papilomavírus humano (HPV);
• Manter uma alimentação equilibrada;
• Preservar a higiene bucal;
• Ir regularmente ao dentista, médico e/ou profissional de saúde.

Atenção aos sinais e sintomas como:

- Inchaço ou ferida que não cicatriza;
- Nódulo na boca, pescoço ou na mandíbula;
- Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca;
- Dificuldades durante a alimentação;
- Rouquidão ou alteração vocal persistente;
- Dificuldade e/ou dor para engolir;
- Problemas na fala;
- Dificuldades e dores ao mexer a boca;
- Problemas respiratórios.

Dessa forma, fica claro o quanto é importante e possível fazer a prevenção da doença de forma assertiva, já que, com exceção do câncer de tireoide, todos os outros apresentam maior influência de incidência quando relacionados a fatores externos. O CEPON sempre colabora com informações dos sinais e sintomas nos cânceres de cabeça e pescoço que englobam tumores da cavidade oral, faringe, laringe e cavidade nasal.

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias.

Todos os sintomas devem ser relatados a seu médico. As informações dadas pelo paciente e pelos familiares, aliadas aos exames físico e neurológico realizados na consulta médica serão fundamentais para as suspeitas de tumor (es).

https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-cabeca-e-pescoco-tipos-de-cancer/cancer-de-cabeca-e-pescoco-o-que-e-2/

http://www.afecc.org.br/noticia/julho-verde

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-sistema-nervoso-central

https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/julho-verde-tudo-cancer-cabeca-pescoco

Veja também