Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


Médicos pesquisadores do CEPON participam do maior congresso de oncologia do mundo, em Madri 24.10.2023

European Society for Medical Oncology (ESMO) ocorre até o dia 24 de outubro

 

Com a apresentação de trabalhos e participação no evento, médicos pesquisadores do CEPON estão em Madri para o European Society for Medical Oncology (ESMO 2023), um dos congressos mais influentes em oncologia para clínicos e pesquisadores da área de saúde de todo o mundo. O evento ocorre até o dia 24 de outubro na Espanha.

 

Dr. Rafael Balsini, oncologista e supervisor do programa de residência médica do CEPON, apresenta o artigo intitulado "Ensaios clínicos de oncologia de não inferioridade em importantes revistas: Propósitos, métodos e resultados". O trabalho foi realizado em colaboração com os residentes de Oncologia do CEPON e teve como objetivo compreender e analisar criticamente a literatura médica.

 

"É de suma importância que os oncologistas saibam como analisar e conduzir pesquisas, a fim de avaliar criticamente os artigos que fundamentam o uso de medicamentos e, assim, ter mais ferramentas e dados para a escolha de cada tratamento", afirma o Dr. Rafael Balsini.

 

O médico ressalta a importância de manter-se sempre atualizado com as evidências científicas mais recentes disponíveis e enfatiza a importância do compartilhamento de experiências que o Congresso proporciona. "Nada substitui a interação pessoal com os melhores colegas de diferentes áreas da oncologia de todo o mundo, para trazer as informações mais recentes para o cuidado diário de nossos pacientes."

 

"Estamos aqui em busca de atualizações dos resultados dos estudos de pesquisa mais recentes que foram concluídos e publicados", afirma a chefe do Departamento de Pesquisa do CEPON, Dra. Yeni Nerón, que está em Madri para o evento. Além dela, o Dr. Antônio Matsuda e o Dr. Victor Hugo também participam do ESMO. 

 

Nesta edição de 2023, o evento visa promover a troca de informações e debates sobre a ciência translacional do câncer, divulgando dados e avanços científicos que têm o potencial de impactar a prática clínica oncológica, além de incentivar discussões multidisciplinares para aprimorar as opções de tratamento para os pacientes.

 

Veja também