Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


Novo Equipamento e novos consultórios: CEPON inicia obras para expansão da radioterapia 19.12.2023

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) está em obras para qualificar o atendimento aos pacientes da radioterapia. O investimento inclui a construção de um novo bunker - como é chamado o espaço para instalação do acelerador linear, responsável pelo equipamento VitalBeam - e mais quatro novos consultórios é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, FAHECE e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

O novo parque de radioterapia tem previsão de inauguração em 2024. Atualmente, o CEPON já conta com dois equipamentos de radioterapia, com e realização mensal de cerca de 1.900 sessões de radioterapia. Com o novo acelerador linear, o CEPON terá capacidade de realização de sessões de radioterapia mais rápidas, reduzindo significativamente os riscos de efeitos colaterais e toxicidade. Com os três aparelhos, a expectativa é reduzir o tempo de espera dos pacientes que necessitam iniciar o tratamento de radioterapia. 

FALA SECRETÁRIA DE SAÚDE 

O CEPON realizou, de janeiro a outubro de 2023, um total de 5.320 procedimentos radiológicos. O resultado representa um aumento de 32,23% em relação ao mesmo período de 2022.

De acordo com o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do CEPON, o projeto de expansão do parque de radioterapia tem o objetivo de atualizar a tecnologia oferecida aos pacientes. “A tecnologia é uma grande aliada da saúde e precisamos acompanhar essas evoluções para oferecer as soluções mais adequadas para os nossos pacientes”, afirma o presidente.

“O novo aparelho de radioterapia aumentará a capacidade de atendimento, pois é um equipamento mais rápido, atendendo os pacientes com mais agilidade e mais qualidade, refletindo também no giro rápido de sala”, diz a Gerente Técnica do CEPON, Dra Mary Anne Taves.

De acordo com o chefe do Serviço de Radioterapia do CEPON, Dr. Paulo Rodrigues, o novo acelerador linear integra recursos de tratamento modernos, permitindo a realização de diversas técnicas e verificação de imagem pré-tratamento via Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT). “Tudo isso possibilita um tratamento de altíssima precisão, doses mais focalizadas, redução do número de sessões e menor risco de efeitos colaterais, proporcionando maior qualidade, conforto e bem-estar ao paciente", complementa.

Veja também