Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


Representante do CEPON participa de Seminário Nacional que discutiu os 20 anos de criação do Estatuto da Pessoa Idosa 22.12.2023

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) , em Florianópolis.

 

A Presidente da Comissão de Humanização do CEPON e Representante da Secretaria Estadual de Saúde, Ivani Coradi, integrou a mesa redonda e proferiu uma palestra sobre "Conquistas e desafios na saúde nos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa". A mesa expôs dados sobre a população idosa, cenários enfrentados e avanços e desafios vivenciados.

 

O encontro defendeu uma participação política ativa da pessoa idosa nos Conselhos e demais espaços políticos de reivindicação, entre outras questões, e apresentou projetos educacionais inovadores. 

 

Dados comprovam a importância de realizar ações

 

Informações da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos apontam que somente no 1º semestre de 2023 foram recebidas mais de 65 mil denúncias de violações de direitos contra a população idosa. Mais de 58 mil envolviam violência física, e quase 1/3 estava relacionado à violência patrimonial.

No cenário Estadual, o Conselho Estadual do Idoso conquista fundo para promover projetos relacionados aos direitos dos idosos

O evento Nacional foi ao encontro da assinatura dos editais de chamamento público realizados pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI) e Governo do Estado de Santa Catarina do Fundo Estadual do Idoso. Com o edital que contempla projetos ligados à Pessoa Idosa, o CEI se torna capaz de realizar estratégias que viabilizem saúde, assistência social, previdência, transporte, moradia, entre outros direitos fundamentais aos idosos.

Fundo Estadual do Idoso

As doações ao Fundo Estadual do Idoso podem ser deduzidas do Imposto de Renda, conforme previsto na legislação brasileira. Essa dedução é uma forma de incentivar a destinação de recursos para programas e ações que beneficiam a população idosa.

 

Veja também