Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


RADIOTERAPIA

Radioterapia do Complexo Oncológico do CEPON conta com equipamentos de última geração para oferecer tratamentos com segurança, eficácia e baixa toxicidade. Contamos com um aparelho de Teleterapia Clinac 2100 SC da marca Varian que é um acelerador linear capaz de emitir diversos feixes de radiação: Raios-X de 6 MV e de 15 MV, além de elétrons de 6 MeV, 9 MeV, 12 MeV e 15 MeV. Assim, este aparelho permite ao médico radioterapeuta a seleção do tipo de radiação mais adequada para cada caso, de acordo com a profundidade da lesão

Radioterapia Conformacional

Recentes avanços nas áreas de computação e de produção de imagens radiológicas possibilitaram o desenvolvimento de uma nova técnica de tratamento denominada Radioterapia Conformacional, baseada em planejamento tridimensional que apresenta vantagens sobre os métodos de radioterapia convencional. Atualmente é possivel visualizar a região do corpo a ser irradiada em 3ª dimensão, obtendo-se maior segurança e precisão na identificação dos tumores, melhorando a qualidade técnica da programação dos tratamentos.

A Radioterapia Conformacional permite concentrar a radiação na área a ser tratada e reduzir a dose nos tecidos normais adjacentes. Desta forma, o tratamento se torna mais eficaz, com poucos efeitos colaterais, diminuindo as complicações clínicas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Outro benefício deste método é de possibilitar a aplicação de doses mais elevadas de radiação, aumentando os índices de cura das doenças malígnas, sem qualquer acréscimo nos efeitos colaterais do tratamento

Braquiterapia

O Serviço de Radioterapia está equipado com o aparelho Gammamed Plus de Braquiterapia de alta taxa de dose, fabricado pela Varian Medical Systems. Dentro deste aparelho, está armazenada uma fonte de Irídio-192 com atividade de 10 Ci, capaz de realizar tratamentos de Braquiterapia em poucos minutos. O Gammamed possui  24 canais de saída, permitindo que a fonte de irradiação seja automaticamente introduzida em diferentes aplicadores ou cateteres, o que torna o tratamento rápido e seguro, não necessitando de internação na grande maioria dos casos. O sistema de Braquiterapia de alta taxa de dose é completamente robotizado e operado remotamente, possibilitando que o tratamento só se inicie após a adequada colocação dos aplicadores ou cateteres pelo médico radioterapeuta e após a elaboração pelo físico médico do plano terapêutico no computador. Assim, além de permitir uma análise mais detalhada e criteriosa do planejamento, existe menor risco de exposição à radiação por parte dos profissionais envolvidos na assistência ao doente.