Central de Informações 48 3331-1400

Resultado de Exames


O CEPON conta, atualmente, com o atendimento em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar. A Psicologia Clínica Ambulatorial é disponibilizada para pacientes em acompanhamento médico, em tratamentos de quimioterapia, radioterapia e em cuidados paliativos. Esse atendimento é oferecido no ambulatório do Complexo, Setor C, de segunda à sexta-feira, através de agendamento prévio no Setor de Registro e Agendamento do CEPON.

                       A Psicologia Hospitalar está presente na Unidade de internação e Unidade de Transplante de Medula Óssea com as seguintes atividades:

*assistência psicológica aos pacientes e familiares;

*visita aos leitos com equipe multiprofissional e discussão de casos clínicos;

*grupo de apoio psico-musical para pacientes e familiares em parceria com o Instituto Conviver saúde.

*reunião de familiares e pacientes com a equipe multiprofissional.

A assistência psicológica aos pacientes visa contribuir na prevenção, promoção e recuperação de seu bem estar psicológico.

Realiza-se a avaliação do sofrimento psicológico e das reações emocionais decorrentes da trajetória que envolve a doença, o tratamento e os cuidados com a saúde.  No contexto hospitalar a dinâmica familiar também é avaliada com o objetivo de identificar a necessidade de assistência aos familiares.

Busca-se o fortalecimento psicológico para o enfrentamento das dificuldades associadas ao contexto da doença, detectando os fatores estressantes, prevenindo ou minimizando o estresse psicológico dos pacientes.

Desta forma, o trabalho compreende avaliação, orientação, psicoterapia, acompanhamento e encaminhamentos quando necessários.